06
jun
2016
Começa segunda reunião latinoamericana sobre microrganismos na agricultura

A XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (Relar) será realizada de 06 a 09 de junho, no Hotel Sumatra, em Londrina (PR). A promoção é da Associação Latinomaericana de Rizobiologia (Alar), com realização da Embrapa Soja e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Na segunda-feira, dia 6, das 8h45 às 12h, haverá a sessão sobre Biodiversidade e Taxonomia. Nesta sessão, serão proferidas cinco palestras que irão expor estudos de biodiversidade realizados no México, no Brasil, no Peru, na Austrália e nos Estados Unidos. Um dos destaques nessa sessão será a palestra "Explorando simbioses tolerantes a estresses ambientais", proferida pelo professor Graham O´Hara, da Universidade de Murdoch, na Austrália.

O palestrante irá mostrar algumas estratégias utilizadas na Austrália para permitir o cultivo de leguminosas e forrageiras em condições de estresse, incluindo temperaturas elevadas, deficiências hídricas, solos ácidos e alcalinos. "Essas estratégias incluem principalmente a identificação de germoplasma adequado, tanto de plantas, quanto de microrganismos associados a essas plantas", explica a pesquisadora da Embrapa Soja Mariangela Hungria, presidente da Relar. Outra estratégia, segundo ela, consiste no estudo de genomas de microrganismos e de plantas que apresentam tolerância a estresses, visando o desenvolvimento de germoplasma transgênico e tolerante. O Brasil é reconhecido por abrigar uma das maiores biodiversidades do mundo. Mariangela reforça, contudo, que essa biodiversidade precisa ser estudada para ser conhecida, preservada e explorada de um modo sustentável.

Também na segunda-feira, das 13h30 às 17h, haverá a sessão Ciências "Ômicas". Nesta sessão serão apresentados os resultados de estudos de genômica obtidos com plantas e microrganismos por especialistas da Argentina, Chile, Espanha, Uruguai e México. Um dos destaques nessa sessão será para a palestra "Quanto avançamos no conhecimento sobre a regulação dos genes nodD?", proferida pelo professor Manuel Megías, da Universidade de Sevilha, na Espanha. O gene nodD atua na coordenação de alguns genes das bactérias que, em associação com diversas leguminosas, realizam a fixação biológica do nitrogênio.

Segundo Mariangela Hungria, por meio de estudos de genômica, o grupo da Universidade de Sevilha, em colaboração com os microbiologistas da Embrapa Soja, conseguiram manipular os genes nodD em uma estirpe de rizóbio que faz a nodulação do feijoeiro. "O conhecimento sobre como ocorre a nodulação foi esclarecido abrindo portas para uma série de inovações tecnológicas", diz. "Em um primeiro passo, foi desenvolvido um produto biotecnológico que permite maior nodulação das plantas e que, inclusive, já vem sendo comercializado no Brasil com sucesso", destaca.

Sessão Pôster - Na sessão de pôsteres, das 17h às 19 h, serão apresentados 54 pôsteres sobre esses dois temas, com participantes de diversos países.

Temática - O tema escolhido para a XXVII Relar é "Fortalecendo as Parcerias Sul-Sul", considerando-se como Sul-Sul não só as parcerias dentro da América Latina e Caribe, como também as que vêm sendo estabelecidas entre países esses países e a África e Oceania. "A escolha do tema foi definida pela identificação de que as parcerias Sul-Sul podem ser muito mais eficientes no tema de microrganismos destinados à agricultura do que as parcerias Norte-Sul", explica a presidente do evento, Mariangela Hungria.

Com base no tema escolhido, o programa da XXVII Relar contará com 40 palestras, de palestrantes de 14 países da América do Sul, Central, Europa, África e Austrália. O programa inclui nomes da ciência básica e aplicada, com representantes dos setores públicos e privados.

Lançamento de livro - Também será feito o lançamento oficial do livro de metodologias, "Working with Rhizobia", ou seja, "Trabalhando com Rizóbios". A publicação detalha as principais metodologias para permitir a qualquer cientista no mundo desenvolver trabalhos com bactérias fixadoras do nitrogênio. O livro conta com ampla participação de pesquisadores brasileiros, sendo bastante expressiva a contribuição da Embrapa Soja.

Relare - A XVIII Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare) será realizada nos dias 09 e 10 de junho, no Hotel Sumatra, em Londrina (PR) com participação de representantes de instituições de pesquisa, das indústrias de inoculantes - em sua maioria congregadas na Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) - e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Informações no site do evento: http://www.relar2016.com/pt/

SERVIÇO

Evento 1 : XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (Relar)
Data: 06 a 09 de junho
Local: Hotel Sumatra, em Londrina (PR).

Evento 2: XVIII Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare)
Data: 9 e 10 de junho
Local: Hotel Sumatra, em Londrina (PR)

 

Fonte: Cultivar

Volte para a Listagem